Sobre o Grupo

O grupo de pesquisa em artes visuais, coordenado por REBECA STUMM possui repercussão externa a Universidade, atuando em ações fora do eixo institucional, ligadas a diferentes ambientes da sociedade.

1ª Ação, 2011 – 24 HORAS – Ocupação artística ininterrupta, Casa Manoel Ribas, Patrimônio Histórico de Santa Maria – RS que será parcialmente demolida. Prática de ocupação não só do espaço, mas do tempo da exposição, gerando obras em constante transformação com a presença ininterrupta dos artistas participantes ( sem dormir). Trabalho de grande repercussão na Cidade de Santa Maria, contou com a permanência durante o tempo em que as diferentes ações/performances estavam acontecendo, do Senhor Prefeito da Cidade Cezar Schirmer e da Senhora Secretaria de Cultura, além da cobertura de toda a imprensa local: Jornais, Emissoras de Televisão, Rádios e mídias on-line. Evento artístico onde o visitante se obrigou a permanecer durante o tempo em que “algo” estava ocorrendo, obedecendo a um cronograma, além de apresentar também obras exposta.

2ª Ação, 2011- 27 HORAS – Casa de Cultura de Santa Maria – Hoje Casa de Cultura, ontem, Fórum de Santa Maria. No formato de ocupação a instituíção por 27 horas ininterruptas, artistas atuam defrontando-se com seus limites físicos e com os limites do trabalho a se modificar na presença do outro. Nesta vivência, nos remetemos a histórica expansão do atelier a outros territórios iniciada nos anos 60/70 e as recentes residências de artistas, entretanto aqui, o tempo do acontecimento, da produção e do contato com o público se dá de forma ininterrupta, num território relativamente dominado que potencializa no Bloco de tempo – duração do evento – a produção de outra obra constituída em tempo real, por diferentes artistas e propostas.

2011- ocupação CAIXA ECONÔMICA

2011 – ocupação Restaurante Universitário

2012 – arte#ocupaSM

2013 – arte#ocupaSM 2013

2013 – Residência na Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria.

2014 – Residência de artistas ” Metalteca” , empresa de Reciclagem ( Ferro Velho).

2014 – Residência de artistas na cidade histórica de São Martinho da Serra – RS.

2014 – Residência de artistas em Bibliotecas de Fronteira: Biblioteca Rui Barbosa de Santana do Livramento  – Brasil, e Biblioteca Artigas de Rivera – Uruguai.

2015 – Residência de artistas na cidade de Cerro Branco – RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s